Os Melhores Aplicativos para Smartphone de 2019

Os aplicativos mudaram completamente a nossa rotina. Você consegue se imaginar dirigindo numa cidade desconhecida sem a ajuda do Waze? Ou comprando CDs para ficar por dentro das últimas novidades musicais, em vez de acessar o Spotify ou o Youtube? Não há dúvidas de que a tecnologia é uma grande aliada, porém, são cerca de 1,3 mil apps lançados diariamente apenas na Apple Store. Então, como saber para quais vale a pena dar uma chance? Este post é para ajudá-lo nessa missão!

Abaixo, selecionamos alguns dos aplicativos mais populares e com planos de melhorias em 2019, além de outros indicados como apostas para o ano. Confira!

Quais Aplicativos Devo Baixar ou Manter em Meu Smartphone em 2019?

Tinder

O Tinder é um aplicativo que proporciona encontros românticos a partir da geolocalização. A ferramenta funciona da seguinte forma: o usuário se cadastra com suas informações básicas e seleciona se tem interesse em homens, mulheres ou nos dois. A partir disso, ele pode curtir ou rejeitar os perfis sugeridos, que trazem fotos e informações como os amigos e páginas em comum no Facebook. Para iniciar uma conversa, é preciso que duas pessoas tenham demonstrado interesse uma na outra. No primeiro trimestre de 2019 o Tinder superou a Netflix e se tornou o app não jogável mais rentável do mundo. Desde que a plataforma de streaming assumiu o topo, em 2016, foi a primeira vez que não liderou o ranking.

Existem outros aplicativos semelhantes ao Tinder como o Happn, que mostra pessoas com quem você cruzou na cidade, com o horário e quantidade de vezes em que se encontraram; o Kickoff, que promete relacionamentos mais duráveis; o OkCupid, que traz perguntas para avaliar a personalidade dos usuários e assim sugerir encontros mais certeiros; o Grindr, que tem como público-alvo homens homossexuais e mostra quem está online no momento; e o Wapa, para mulheres lésbicas marcarem encontros.   

Instagram

O banco de investimentos Jefferies prevê um crescimento de 60% nas receitas do Instagram este ano. Seus analistas apostam tanto no aumento do número de usuários, quanto no tempo de uso do app e nos anúncios. Para quem está por fora, o Instagram é uma rede social na qual o forte são as imagens. A fotos e vídeos podem integrar o feed do usuário ou serem postados nos stories, ficando disponíveis para visualização durante 24 horas. Recentemente, a plataforma anunciou uma série de mudanças, como a possibilidade de ocultar o número de likes das publicações e a suspensão da conta por um período determinado de tempo, encerrando as notificações sem precisar deletar o perfil.

Spotify

O Spotify, plataforma de streaming de músicas e podcasts, já é um sucesso. E já está prevendo novidades para continuar crescendo em 2019: haverá integração com o Google Maps, assim como já ocorre com o Waze, e um recurso de timer que permitirá que a reprodução dos áudios seja encerrada após um período de tempo, muito útil para quem costuma dormir ouvindo música. No primeiro trimestre do ano, o aplicativo alcançou a marca de 100 milhões de assinantes. O balanço da companhia ainda indica que ela cresceu 33%, chegando a aproximadamente 1,5 bilhão de euros. Até o fim do ano, o Spotify pretende ter pelo menos 117 milhões de assinantes, ampliar o número de usuários entre 18 e 28% e ter uma receita próxima a 6,5 bilhões de euros.

iFood

O iFood, aplicativo brasileiro de entrega de comida, é o maior da América Latina no segmento. Ele está disponível em mais de 200 cidades do país e tem mais de 5 milhões de usuários ativos. Além disso, desde 2016 atua também na Argentina, na Colômbia e no México. A plataforma cresce em média 120% ao ano e deve fechar 2019 com números ainda melhores: ela deve receber até dezembro US$ 500 milhões em investimentos. A maior parte do aporte será utilizada para ampliar a operação no Brasil e melhorar áreas como logística e tecnologia. Com isso, em um ano e meio a ferramenta poderá triplicar o número de restaurantes e dobrar o de entregadores.

Outros aplicativos de delivery que também já atuam em diversas cidades brasileiras são o Uber Eats e o Rappi.

Para Ficar de Olho: Os Melhores Aplicativos para Smartphone Android em 2019

Em maio deste ano, a Google divulgou os melhores aplicativos para Android de 2019, durante cerimônia do prêmio Google Play. Foram considerados aspectos como a experiência do usuário, o impacto causado na sociedade e a qualidade dos conteúdos. Confira os premiados de cada categoria:

Aplicativo de bem-estar

Ferramenta para auxiliar a aliviar o estresse e a detectar sintomas de transtornos mentais, como a depressão.

Experiência de acessibilidade

Aplicativo que auxilia pessoas com deficiência visual. Por meio da câmera do smartphone, ele descreve as informações das imagens aos usuários.

Impacto social

O app traz grupos de discussão de temas como bullying, ansiedade e redução de estresse. Tem como objetivo a troca de experiências.

Jogo mais bonito

Jogo que mescla elementos de RPG e FPS e traz a missão de salvar a humanidade de alienígenas que invadiram o planeta.

Experiência de sala de TV

Ferramenta que oferece opções de conteúdos em vídeo de acordo com as preferências do usuário. E se você procura uma boa internet para streaming, pode acessar clarocombomais.com.br

Mais inventivo

Game de puzzle desenvolvido para ser jogado por duas pessoas, que atuam de forma colaborativa para resolver os mistérios apresentados.

Experiência para mercados emergentes

Editor de projetos gráficos, que dá a opção de utilizar layouts prontos ou de fazer criações a partir do zero. As peças são disponibilizadas para download já no formato correto para as mídias sociais, como Facebook e Instagram.

App mais inovador

Plataforma para conectar pessoas de vários lugares do mundo, para elas trocarem correspondências.

Jogo mais inovador

Jogo de RPG com personagens da Marvel. Nele, é possível evoluir as habilidades dos personagens e lutar em batalhas.

E aí, de qual aplicativo você gostou mais? Se você quiser acompanhar novidades relacionadas ao mercado digital, fique de olho em nosso blog. Esperamos a sua leitura nos próximos conteúdos. Até mais!